Área Restrita

Novidades

Balãozinho Mágico investe em cultura na Feira do Conhecimento

++DSC_0292

Durante a XIX Feira do Conhecimento, realizada nos dias 6, 10, 13, 17 e 20 de novembro, nossos alunos participaram de um momento repleto de exposições, apresentações culturais, presença de grandes nomes da cultura local e, claro, empenho e dedicação de pais e professores da instituição.

No primeiro dia de feira, realizado no dia 6, as crianças da Educação Infantil da Unidade I (nível I ao V) fizeram suas apresentações culturais com temas diversos que falavam desde a descoberta da escrita, grandes invenções mundias, contos infantis. Neste dia, além disso, as salas foram visitadas por colegas e familiares dos envolvidos.   

+DSC_0625

+DSC_0231

O segundo momento da feira, realizado no dia 10, trouxe nomes de poetas e escritores locais para uma mesa literária, mediada pelos alunos do Ensino Fundamental I (1° ao 5° ano). Neste momento, as crianças puderam discutir temas trabalhados em sala de aula com os nomes presentes no encontro: José Acaci, Salizete Freire, Drika Duarte, José de Castro, Manoel Cavalcante, José Luiz, Diógenes da Cunha Lima e Carol Vasconcelos.

+DSC_0347

+DSC_0377

O terceiro momento da feira, realizado dia 13, contou com exposições dos projetos trabalhados no decorrer do ano. As exposições trouxeram informações sobre a vida e obra de Diógenes da Cunha Lima, Salizete Freire, José Acaci, dentre outros. Assuntos como o desenvolvimento dos meios de comunicação, trânsito e tecnologia foram alguns dos temas explanados durante a feira. No dia 17, contamos ainda com a presença do ilustrador Brum, da secretária de mobilidade urbana, Elequicida Maria dos Santos, e da pedagoga do Departamento de Educação de Trânsito, Alcina Pereira, para falar sobre o projeto Agente Mirim, realizado durante o ano letivo em parceria com a escola, alunos e professores do 3 ano. Ainda recebemos a família do escritor Diógenes da Cunha Lima, um dos homenageados. As netas e bisneta de Câmara Cascudo, Daliana Cascudo, Camilla Cascudo e Cecília Cascudo, que estão colaborando  com o projeto “Google pra que? Cascudo sabe tudo”.

+DSC_0942

+DSC_1185

O último dia de feira, realizado dia 20, contou com o encanto dos alunos da unidade II (do berçário ao nível II). As exposições falaram sobre os temas trabalhados em sala com assuntos diversos. A importância das frutas na alimentação, o mundo dos contos infantis, trânsito seguro, dentre outros.    

+DSC_0292

+DSC_0593

A Feira do Conhecimento é um evento anual e que há 19 anos une teoria e prática de uma maneira lúdica, encantadora e eficaz para as crianças, pais e visitantes. O escritor Diógenes da  Cunha Lima afirma que essa feira é um evento de relevância social, “É importante transmitir aquilo que se aprende, sobretudo, estimular a leitura, a busca pelo conhecimento porque só se tem uma família feliz, uma sociedade feliz, quando há conhecimento. Parece que uma coisa está associada a outra e é o que esses garotos, esses professores e essa escola, que é um padrão e um modelo, está fazendo”, afirmou o escritor.