Novidades

Semana Pedagógica 2021 e a atenção ao bem-estar físico, mental e social

Entre os dias 11 e 15 de janeiro nossa equipe de colaboradores participou da Semana Pedagógica sob o tema integrador 2021 “O bem-estar físico, mental e social: um equilíbrio para viver nos tempos atuais”. Esse ano, a escolha do tema girou em torno do momento em que toda população mundial vive, e também, por ser uma exigência do século XXI abordar temáticas que envolvam o equilíbrio do corpo, mente e sociedade, pois sabemos que o funcionamento destes três pilares resultam em um mundo equilibrado, proporcionando felicidade para os seres humanos. 

A abertura da Semana Pedagógica teve início com a palestra mediada pela Psicóloga e Psicoterapeuta, Cássia Cristina, que também é especialista em Desenvolvimento Transpessoal e Gestão Escolar. A mediadora falou ainda da importância do cuidar da mente para que possamos ter um desenvolvimento mais eficaz em sala de aula, trouxe exemplos relacionados às informações que são consumidas diariamente sobre a Covid-19, e de como isso afeta o cérebro das pessoas que consomem direta e indiretamente esses conteúdos. A abertura também foi marcada por momentos de descontração, a psicóloga  trouxe dicas de como usar a música em sala de aula, e de como ela é uma aliada no controle emocional das crianças.

Nos demais dias, recebemos a professora Fabiana Paz, especialista em tecnologias Google for Education e Metodologia Didática do Ensino e Assessora da SOMOS Educação. Ela conversou com nossos colaboradores sobre as metodologias ativas na aprendizagem, abordou questões sobre o ensino híbrido, tão discutido no cenário atual, dentre outros tópicos. Contamos ainda com a participação da nossa nutricionista, Mara Dallyane, que reforçou as medidas dos protocolos de biossegurança. Seguindo com as palestras, a professora Maria Izabel Jales, especialista em Educação Infantil e pós graduada em Neurociências, Saúde mental e Atenção Psicossocial, conversou com a equipe da Educação Infantil sobre a implantação do novo material FAÇA da FTD. 

Saindo do presencial, recebemos remotamente a professora Ellen Sassaki, pedagoga e assessora pedagógica da Metodologia OPEE, para uma palestra  e oficina sobre o Projeto de Vida e Atitude Empreendedora na Prática, palestra destinada às professoras do Ensino Fundamental.  A semana foi finalizada com a montagem dos projetos de aprendizagem e estrutura organizacional para 2021 (calendário, normas disciplinares, informes gerais), mediada pelas nossas coordenadoras, Ana-Nére Almeida e Sônia Linhares. 

Read more

Aula da saudade é marcada por muita emoção

O fim do ano chegou e com ele as despedidas dos alunos do 5°ano. Como todos sabem, nossa escola recebe crianças até os 10 anos de idade, e quando eles terminam o último ano (5° ano do Ensino Fundamental 1), ficamos com o coração apertado, mas cheios de esperanças e alegrias com o novo ciclo que se inicia na vida de cada um dos nossos alunos. A maioria dessas crianças cresceram aqui, algumas começaram sua vida escolar com apenas 6 meses de vida, então, nos tornamos uma verdadeira família, até porque são 10 anos de convivência. 10 incríveis anos! 

Na última quarta-feira, 09/12, nos reunimos para comemorar essa etapa tão importante, transição para o 6° ano. Fizemos uma aula especial, a “Aula da Saudade”, momento íntimo, simples mas repleto de amor, carinho e, claro, muita saudade. No momento, devido à pandemia, não podemos realizar grandes festas ou nos abraçarmos, mas a troca de carinho persiste em cada olhar, em cada risada, em cada foto mostrada e nas lembranças que vem à mente. Os alunos tiveram a oportunidade de relembrar histórias hilárias, ver fotografias de quando eram bem pequenos e contar seus melhores momentos na escola. Momento ímpar e que será lembrado por cada um de nós. 

O ano letivo para o Ensino Fundamental foi finalizado e, com certeza, estaremos juntos em 2021. Agradecemos a todos pelo empenho e dedicação nas atividades diárias, em especial, aos alunos e pais do 5º ano que viveram tantos momentos únicos e especiais aqui na escola, contribuindo para o sucesso, concretização dos projetos e novas aprendizagens.

Read more

Semana da Criança segue com programação diferenciada

A Semana da Criança começou cheia de animação. Neste ano, devido à pandemia, tivemos de nos reinventar e fazer as brincadeiras diferenciadas para não haver aglomerações entre as crianças. Assim, iniciamos as atividades com a Educação Infantil, com brincadeiras divididas entre os espaços da escola e ventilação adequada, como a quadra e os parques; dessa forma, nenhuma turma teve aproximação com a outra, e toda as crianças puderam aproveitar cada momento. 

As brincadeiras desta semana se estendem até a próxima sexta-feira, 16, e vêm acontecendo com o Ensino Fundamental, seguindo o mesmo esquema de organização da semana anterior. Não faltam risos, nem disposição para comemorar uma semana tão especial, dedicada às nossas crianças. Brincadeiras como: Dia do cabelo maluco, danças, corrida com obstáculos e adivinhações musicais fazem parte do cronograma. 

Acompanhem nossas redes sociais e vejam os melhores momentos desses dias tão especiais!

Instagram @escolabalaozinhomagico / Facebook @balaozinho

Read more

Retomada das aulas presenciais: como se dará o nosso retorno?

Esses últimos meses vêm sendo intensos e cheios de desafios. Tivemos de nos reinventar, readaptar, reprogramar todas as nossas atividades e começar, praticamente, do zero para vivermos uma realidade jamais vista antes em nosso país e no mundo. Temos trabalhado duro, procurando oferecer o nosso melhor de sempre, e demos início às aulas remotas, uma novidade para o Balãozinho Mágico; atividade que foi desempenhada com muito primor pela equipe de coordenação e pelos docentes. O próximo passo, que será ainda mais desafiador, é a perspectiva da possível retomada das aulas presenciais, prevista para o dia 17 de agosto. 

Sabemos que voltar às aulas neste período é um passo decisivo para todos, pois todo cuidado é pouco para o dito “novo normal”. Contudo, como é sabido, agimos com transparência e dedicação e, há mais de 37 anos, buscamos conduzir nossas ações da melhor forma. Para essa retomada não seria diferente, nossas equipes administrativa, pedagógica e jurídica vêm se dedicando intensamente junto aos setores de psicologia e nutrição da escola, contando ainda com a contribuição de uma equipe médica para assessoramento. As ações têm se destinado a pesquisas de protocolos, normas seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) – agência especializada em saúde e subordinada à Organização das Nações Unidas (ONU) –, baseando-se nos modelos de escolas europeias que já começaram as atividades e vêm prosperando a cada dia, além de acompanhar as lives e conversar com especialistas da área de infectologia em nível de conhecimentos gerais.  

Tudo isso tem resultado em um trabalho interno árduo para uma retomada consciente e, acima de tudo, responsável e segura. As famílias podem se tranquilizar, pois estamos capacitando toda a equipe escolar (porteiros, pessoal da limpeza, secretaria, professores e demais funcionários), adquirindo EPIs especiais e produtos sanitizantes. Todos os nossos colaboradores estarão portando máscaras e as temperaturas serão verificadas na entrada da escola (só poderão entrar aqueles que apresentarem temperaturas inferiores a 37°C), além de o álcool em gel ser instalado por todos os espaços internos para fácil utilização. 

Nossos funcionários estão sendo orientados quanto aos procedimentos de distanciamento social, higienização adequada das mãos e, ao retornarmos, todos os ambientes serão limpos em curtos intervalos de tempo, inclusive os banheiros serão desinfetados imediatamente após o uso. Além disso, na primeira fase de retorno, as salas de aula permanecerão com os aparelhos de ar condicionado desligados, as janelas ficarão abertas para a melhor circulação do ar e as carteiras estarão separadas com distância mínima de 1,50 m².

As aulas e os atendimentos on-line continuarão acontecendo de acordo com a demanda. As famílias poderão continuar resolvendo as questões burocráticas com a secretaria de forma remota e só precisarão vir à escola em caso de extrema necessidade. Os nossos protocolos de biossegurança serão disponibilizados para que os pais tomem o devido conhecimento e passem a colaborar, logo que as autoridades governamentais publiquem a data do retorno.

Acreditamos que, com cautela e muita segurança, conseguiremos voltar, aos poucos, com nossas atividades presenciais. Contamos, especialmente, com a participação ativa e consciente das famílias, pois, para as crianças menores, essa nova realidade será muito diferente e precisaremos de todo o apoio possível para fazer com que o retorno seja prazeroso para nossos alunos. Os pais serão convidados em breve, para uma videoconferência sobre os nossos protocolos, logo, deverão orientar as crianças sobre os comportamentos delas, explicando a necessidade do distanciamento, e a escola irá reiterar todas as informações em sala de aula.   

Estamos juntos com vocês para vencer todos os desafios e, com segurança, acolher seu(ua) filho(a) de volta à nossa escola.  

Read more