Área Restrita

Novidades

Estudar Robótica no Balãozinho

Atualmente o contato com a tecnologia está acontecendo cada vez mais cedo, mas já pensou se esse contato também se tornasse um aprendizado? Com as aulas de robótica educacional isso é possível. Aliando tecnologia à educação, o aluno do Jardim Escola Balãozinho Mágico tem aulas de robótica do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental.

As aulas ocorrem duas vezes por semana durante uma hora e meia cada aula. O ensinamento é dividido em três partes e busca relacionar o conhecimento da robótica com conteúdos interdisciplinares, como estudar o que seria a gravidade terrestre e, até mesmo, plantas carnívoras.
Durante a primeira aula da semana ocorre o ensinamento teórico, tanto da parte interdisciplinar como da parte da robótica e é nessa aula também que começa a montagem do robô. Na segunda aula da semana os alunos terminam a montagem objetivando solucionar uma situação-problema envolvendo o conteúdo da robótica e o interdisciplinar.

Vivianne Cistina é professora de robótica educacional na escola e nos contou que  nesta semana está ensinando os nomes de todos os países do mundo em inglês para os seus alunos da segunda e quarta-feira. No segundo dia de aula da semana eles terminarão a montagem do robô e realizarão uma brincadeira com os robôs, relacionando-os com os nomes dos países em inglês.

O conteúdo é voltado à faixa etária dos alunos, os quais se dividem em clubinho (1º ao 3º ano do Ensino Fundamental) e clube 1 (4º ao 5º ano do Ensino Fundamental). As aulas estimulam o interesse em conteúdos além da robótica, sejam eles de ciências, matemática, inglês ou qualquer disciplina. O planejamento pedagógico é realizado pela Robô Educ, empresa terceirizada responsável pelas aulas de robótica educacional na escola.

Segundo Vivianne, a robótica é muito aconselhada por psicólogos como atividade complementar, por trabalhar a concentração, o raciocínio lógico, o trabalho em equipe e estimular o desenvolvimento da criança. Além disso, a robótica tenta aproximar a criança do mundo tecnológico, fazendo com que ela realize uma pequena busca na internet, adquira conhecimentos de informática e até se interesse pela lógica da programação e montagem de robôs – alguns conhecimentos que muitos só terão contato quando estiverem em uma faculdade da área tecnológica.