Área Restrita

Novidades

LACTOSE: INTOLERANCIA X ALERGIA

Muitos pais têm dúvidas acerca da ingestão da lactose na alimentação dos filhos, pois um número razoável de crianças tem rejeição quando ingere algum tipo de alimento com a substância. Muitos acreditam que a maioria dos casos é intolerância, quando na verdade é alergia, no entanto, a confusão é grande e, muitas vezes, esses pais diagnosticam os filhos de uma maneira equivocada e isso acaba por prejudicar a saúde dos pequenos.

Veja algumas diferenças entre esses dois problemas:

A primeira diferença entre os dois está na substância do leite, ou seja, a alergia está relacionada à proteína do leite de vaca enquanto a intolerância está ligada ao açúcar do leite, que é a lactose.

A alergia costuma restringir mais a vida do paciente porque os sintomas aparecem rapidamente não só pela ingestão do leite, mas também pelo contato ou cheiro do alimento. Na pele pode ocorrer coceira, vermelhidão, bolinhas e inchaço nos lábios, olhos e orelha, já nas vias respiratórias, pode aparecer tosse, chiado, falta de ar, inchaço na glote e até mesmo choque anafilático. Por isso além dos alimentos é preciso tomar cuidado ainda com alguns cosméticos que podem ter leite, como shampoo, hidratantes e até lenços umedecidos. Pessoas alérgicas podem tomar leite hidrolisado, de soja, de arroz e de aveia.

Alergia x intolerância infográfico__

Clique na imagem para ampliar

Já a intolerância ocorre quando a pessoa para de produzir a enzima capaz de quebrar o açúcar do leite, o que faz sentir algum desconforto gastrointestinal quando ingere a bebida. Nesse caso, os sintomas podem ser gases, barriga inchada e diarreia, mas depende muito da quantidade ingerida, ao contrario da alergia, que pode ocorrer em qualquer quantidade. Nesse caso, o paciente pode tomar, por exemplo, leite com redução de lactose.

Mariana Paiva Coimbra – Nutricionista – CRN6- 14251