Área Restrita

Novidades

Movimentar-se para viver bem e mais

Praticar atividades físicas é uma ótima alternativa para manter o corpo em constante movimento. Seja caminhando brincando ou em academias específicas, se movimentar é sempre bom para o equilíbrio corporal e mental. Envolver as crianças com a prática diária de exercícios físicos é uma das melhores maneiras de incentivá-las a estar em contato com as outras pessoas, além de manter seu corpo saudável e livre de problemas futuros.

No Jardim Escola Balãozinho Mágico, a prática de exercícios físicos tem grande importância na grade curricular. Além da Educação Física, são oferecidas diversas modalidades de esportes, como o karatê, a capoeira e a natação. Segundo o educador físico Kattson Magnum, essa prática constante na infância é primordial para o amadurecimento do corpo das crianças, pois elas passam a ter mais resistência muscular, velocidade, flexibilidade, aumento dos reflexos, força, agilidade, equilíbrio, coordenação, ritmo,  mais capacidade cardiorrespiratória e muitos outros benefícios. Ainda segundo o professor, as atividades físicas são de grande relevância para a vivência em grupo e não importa qual esporte a criança escolha, todos tem grande e satisfatórios resultados no corpo “A prática de esportes tem sua importância na questão motora, na questão desenvolvimentista da criança para que elas tenham a noção de convivência em grupo. É bom que a criança vai trabalhando o fortalecimento tanto ósseo quanto muscular. Todos esses benefícios físicos e estruturais o esporte oferece e traduz na idade adulta”, afirmou Katsson.

Além de incentivá-las para a constante prática de exercícios, é importante que elas possam experimentar todos os esportes para, enfim, escolher o que mais lhe agradar. Essa contínua experimentação faz parte do desenvolvimento infantil, além de ser importante para seu amadurecimento. “A criança deve ter livre arbítrio. É importante o pai não escolher o esporte do filho, ele deve deixá-lo escolher e experimentar. Acima de qualquer escolha, o importante é praticar atividade física. Não esporte X ou Y”, concluiu.

É importante ressaltar que, além da prática constante de exercícios, uma alimentação equilibrada e saudável é essencial para o perfeito crescimento e amadurecimento das crianças.