Área Restrita

Novidades

Retomada das aulas presenciais: como se dará o nosso retorno?

Esses últimos meses vêm sendo intensos e cheios de desafios. Tivemos de nos reinventar, readaptar, reprogramar todas as nossas atividades e começar, praticamente, do zero para vivermos uma realidade jamais vista antes em nosso país e no mundo. Temos trabalhado duro, procurando oferecer o nosso melhor de sempre, e demos início às aulas remotas, uma novidade para o Balãozinho Mágico; atividade que foi desempenhada com muito primor pela equipe de coordenação e pelos docentes. O próximo passo, que será ainda mais desafiador, é a perspectiva da possível retomada das aulas presenciais, prevista para o dia 17 de agosto. 

Sabemos que voltar às aulas neste período é um passo decisivo para todos, pois todo cuidado é pouco para o dito “novo normal”. Contudo, como é sabido, agimos com transparência e dedicação e, há mais de 37 anos, buscamos conduzir nossas ações da melhor forma. Para essa retomada não seria diferente, nossas equipes administrativa, pedagógica e jurídica vêm se dedicando intensamente junto aos setores de psicologia e nutrição da escola, contando ainda com a contribuição de uma equipe médica para assessoramento. As ações têm se destinado a pesquisas de protocolos, normas seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS) – agência especializada em saúde e subordinada à Organização das Nações Unidas (ONU) –, baseando-se nos modelos de escolas europeias que já começaram as atividades e vêm prosperando a cada dia, além de acompanhar as lives e conversar com especialistas da área de infectologia em nível de conhecimentos gerais.  

Tudo isso tem resultado em um trabalho interno árduo para uma retomada consciente e, acima de tudo, responsável e segura. As famílias podem se tranquilizar, pois estamos capacitando toda a equipe escolar (porteiros, pessoal da limpeza, secretaria, professores e demais funcionários), adquirindo EPIs especiais e produtos sanitizantes. Todos os nossos colaboradores estarão portando máscaras e as temperaturas serão verificadas na entrada da escola (só poderão entrar aqueles que apresentarem temperaturas inferiores a 37°C), além de o álcool em gel ser instalado por todos os espaços internos para fácil utilização. 

Nossos funcionários estão sendo orientados quanto aos procedimentos de distanciamento social, higienização adequada das mãos e, ao retornarmos, todos os ambientes serão limpos em curtos intervalos de tempo, inclusive os banheiros serão desinfetados imediatamente após o uso. Além disso, na primeira fase de retorno, as salas de aula permanecerão com os aparelhos de ar condicionado desligados, as janelas ficarão abertas para a melhor circulação do ar e as carteiras estarão separadas com distância mínima de 1,50 m².

As aulas e os atendimentos on-line continuarão acontecendo de acordo com a demanda. As famílias poderão continuar resolvendo as questões burocráticas com a secretaria de forma remota e só precisarão vir à escola em caso de extrema necessidade. Os nossos protocolos de biossegurança serão disponibilizados para que os pais tomem o devido conhecimento e passem a colaborar, logo que as autoridades governamentais publiquem a data do retorno.

Acreditamos que, com cautela e muita segurança, conseguiremos voltar, aos poucos, com nossas atividades presenciais. Contamos, especialmente, com a participação ativa e consciente das famílias, pois, para as crianças menores, essa nova realidade será muito diferente e precisaremos de todo o apoio possível para fazer com que o retorno seja prazeroso para nossos alunos. Os pais serão convidados em breve, para uma videoconferência sobre os nossos protocolos, logo, deverão orientar as crianças sobre os comportamentos delas, explicando a necessidade do distanciamento, e a escola irá reiterar todas as informações em sala de aula.   

Estamos juntos com vocês para vencer todos os desafios e, com segurança, acolher seu(ua) filho(a) de volta à nossa escola.