Área Restrita

Novidades

Saiba quais alimentos são mais importantes para melhorar o sistema imunológico das crianças

Dica da nutri_capa

Volta às aulas é sempre uma turbulência, principalmente para aquelas crianças que iniciaram sua vida escolar. Rotina nova, contato com diferentes pessoas e, aliado a tudo isso, um clima com oscilações constantes de temperatura, o que aumenta as causas de resfriados, gripes e viroses. Para evitar ao máximo essa recorrência, devemos proteger o sistema imunológico das nossas crianças com uma importante aliada: a alimentação saudável. Com a prática da boa alimentação, conseguimos potencializar e fortalecer o sistema imunológico, diminuindo, assim, os desconfortos ao longo do ano.

A nossa nutricionista, Mara Barreto, afirma que alguns alimentos desempenham um papel muito importante e eficaz em nosso corpo. Segundo ela, frutas cítricas como laranja, acerola, limão, kiwi e morango são ricas em vitamina C, antioxidantes, fibras, flavonoides e propriedades anti-inflamatórias, que aumentam a imunidade. “Além das frutas cítricas, o iogurte natural é rico em lactobacilos com propriedades probióticas, que melhoram a flora intestinal e fortalecem o sistema imunológico. Pode ser consumido batido com frutas, por exemplo banana e morango, que conferem uma melhor aceitação das crianças. Mas vale lembrar que não estamos falando dos iogurtes com sabores artificiais, e sim do natural”, afirma Mara. De acordo com a nutricionista, um outro poderoso antioxidante no combate a radicais livres e rico em selênio é a castanha-do-Pará. Ela pode ser introduzida nas saladas, mix de nuts ou triturada para preparações como bolos e panquecas. Folhosos verde-escuro como brócolis, couve folha, rúcula e espinafre são ricos em vitamina C, que tem ação antioxidante e diversos outros nutrientes que auxiliam no bom funcionamento do organismo.

Alimentar-se bem durante todo o ano é regra fundamental no processo de imunização contra o resfriado e a gripe. Introduzindo, no dia a dia das crianças, frutas, legumes, verduras e iogurtes, teremos uma potencialização do sistema imunológico e, consequentemente, menores riscos de ocorrência de gripes e viroses. Proteja sempre a sua criança!